Entenda como a escolha da roupa demonstra que a sua menina está se tornando independente
Falar sobre desenvolvimento infantil vai além dos estudos e atividades escolares. A autonomia começa nas escolhas diárias, como no momento em que as pequenas decidem que querem escolher seus looks na hora de se vestir.
Deixar que a sua menina escolha suas próprias roupas irá melhorar o desenvolvimento intelectual e ainda fazer com que ela tenha mais consciência das suas opções ao longo do dia.
Mas, você deve estar se perguntando como despertar essa independência nas crianças, não é mesmo? Bom, os pais podem oferecer inúmeras opções de roupas, por exemplo, incentivando a criança a escolher as peças que deseja usar. Outro fator de importância é a conversa, levando as pequenas a entenderem para onde vão ou o que farão e assim definir seu look.
A capacidade de escolha começa nos primeiros anos de vida, então, incentive-a, aumentando sua confiança e a tomada de decisões. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando este conteúdo!
O primeiro sinal de independência
O primeiro sinal de que a sua pequena está se tornando independente, é o momento em que ela decide escolher as próprias roupas. Isso ocorre pois é por meio da moda que as personalidades surgem, lembrando que as crianças costumam observar e produzir seus comportamentos com base nas convivências familiares.
As cores e estampas são superimportantes, pois influenciam na formação intelectual da criança. Sendo assim, deixe que a sua princesa experimente as mais diferentes combinações. Como responsáveis, os pais devem oferecer a elas peças confortáveis e que promovam uma sensação de segurança, sem que a essência da criança seja perdida.
Quando falamos em peças seguras, referimo-nos ao tamanho correto, uma vez que quando são pequenas demais podem proporcionar incômodos e prejudicar a mobilidade das crianças. Escolher o tamanho certo pode ser simples, basta acompanhar a tabela de medidas no momento da compra.
Alguns pontos para incentivar a independência da criança no momento de se vestir
Quando os filhos passam a desenvolver habilidades independentes, é comum que a frase “eu sei fazer sozinha(o)” venha à tona.
Muitas vezes, alguns fatores podem interferir no processo adequado das funções - é o caso das dificuldades com a coordenação motora ou a falta de tempo hábil. Portanto, os pais podem incentivar as pequenas a terem mais independência e autonomia na hora de se vestirem.
Veja algumas dicas úteis:
- Tenha paciência: é fundamental que a criança realize a atividade de se vestir sozinha. Por conta da correria diária, um bom momento para isso é durante a noite ou até mesmo aos finais de semana;
- Tirar a roupa pode ser mais fácil: antes mesmo de incentivá-las a se vestirem sozinhas, as pequenas podem ser estimuladas a tirarem as peças antes de tomar banho, por exemplo, assim como é feito com calçados e meias;
- Aposte em fantasias: isso mesmo, a brincadeira de utilizar fantasias, pode fazer com que a criança queira se vestir de maneira independente;
- Repetição: é fundamental que se tenha uma constância durante esse aprendizado, promovendo um aumento das oportunidades, melhorando a autonomia cada vez mais;
- Escolha as peças: é válido que os pais separe algumas peças e deixe a criança escolher o que deseja vestir, incentivando-a ainda a treinar a vestimenta de forma independente;
- Brinque de “faz de conta": introduza brincadeiras que envolvam vestir bonecas e bonecos, assim, além do treino, a criança passa a ter habilidades motoras necessárias para realizar atividades simples como abrir ou fechar um zíper ou botão, por exemplo.
Consequências positivas para o desenvolvimento infantil
Quando a criança entende o ato de se vestir como uma brincadeira, ela começa a experimentar, descobrir, inventar e aprender sensações, gostos e habilidades. Todos esses pontos positivos resultam na curiosidade, autoconfiança e principalmente na autonomia, sendo um momento onde ela expressa seu modo criativo sem deixar de ser criança.
No entanto, deixá-la se vestir sozinha não quer dizer que ela usará qualquer peça e a qualquer momento. Uma presença de autoridade deve participar desses momentos, dando sugestões e se necessário auxiliar no processo de se vestir sozinha.
Os pais devem entender que não devem reprimir ou envergonhar a criança por suas escolhas, mas sim explicar que uma combinação não fica legal, dando uma sugestão do que se encaixa no momento.
Ademais, em cada fase a criança amadurece um pouco mais, conquistando sua autonomia, principalmente no momento de se vestir.
Esperamos que este conteúdo consiga auxiliar sua princesa a se tornar ainda mais independente. Para mais assuntos como este, acompanhe o nosso Blog!